A nossa querida Mãe Natureza já está de novo nos surpreendendo! Segue demostrando que sempre cria os fenômenos mais bonitos que jamais sonhamos em presenciar. A obra de arte de hoje é: Um mar cheio de estrelas nas Maldivas!

Um mar cheio de estrelas nas Maldivas!!!

Porque a água brilha?? Onde se pode ver este fenômeno natural tão impressionante??

Porque a água brilha?

Se for as ilhas Maldivas entre julho e fevereiro, terá muita sorte em vivenciar um espetáculo único no mundo: O “Mar de Estrelas”. Mas a pergunta que não quer calar é: Porque este mar brilha?? O que faz a água brilhar assim durante a noite?? A resposta flutua sobre a água. São os plânctons florescentes.

Este fenômeno é resultado de uma reação química chamada bioluminescência e acontece a partir do fitoplâncton phytoplanktons bioluminescentes. São criaturas marinhas microscópicas que geram luz como mecanismo de sobrevivência. A luz azul promove um espetáculo natural incrível!

Se supõe que a luz atue como defesa, já que tudo que brilha no mundo selvagem, normalmente é perigoso ou venenoso. Para o plâncton é uma maneira de dizer aos seus inimigos e predadores “Hey cuidado, é melhor não me comer!!!”.

mar de estrelas2

Ao mesmo tempo, estes micro-organismos se defendem de outra maneira. Por exemplo, a luz gerada pelo movimento dos peixes, avisa às aves que há peixes abaixo e que estão na superfície. Se uma ave faminta está sobrevoando a noite e vê o mar brilhando, já sabe que ali tem alimento fresquinho e vupt. Enchem a barriga graças à luminosidade, fazendo com que o principal predador dos plânctons, o peixe, fique em perigo. A natureza é mesmo PERFEITA não é mesmo?? 😉

Um mar cheio de estrelas nas Maldivas

Onde este fenômeno natural pode ser apreciado???

Se quiser vivenciar este espetáculo, nestes três lugares terá a melhor oportunidade:

Ilhas Maldivas: Como já comentamos, este conjunto de ilhas no Índico é o melhor lugar para ver o plâncton florescente. As praias de Mudhdoo, Vaadhoo e as ilhas Rangali são perfeitas para isso nos períodos de julho até fevereiro.

São Diego: Durante alguns intervalos irregulares de tempo o mar brilha com a cor azul. Infelizmente este fenômeno não acontece com a mesma frequência neste lugar. Os locais dizem que entre abril e agosto é o período mais propício para curtir este espetáculo da natureza.

Porto Rico: Como é conhecida a Mosquito Bay agora se chama Bioluminescent Bay. Isso porque o plâncton fluorescente virou o protagonista da região. Aqui é ainda mais difícil dizer os períodos que o fenômeno acontece. O que os locais dizem é que cada vez é mais raro pois o vento pode ter movido os micro-organismos para mar aberto.

mar de estrelas

Um mar cheio de estrelas nas Maldivas: “A natureza é sem dúvida o maior e melhor artista existente”. Está sempre criando coisas incríveis que jamais sonhamos em ver. Se você está programando um viagem para as ilhas Maldivas, San Diego ou Porto Rico, definitivamente deve tentar ver o mar brilhante. Se você já teve a oportunidade de ver este show de encantos, mande-nos as fotos para que possamos compartilhar com nossos seguidores!

Luxuosas casas flutuantes com suítes submarinas em Dubai!!!

dubaix